Projeto do vereador Cesinha que obriga uso de lixeiras em estabelecimentos gastronômicos é aprovado

Publicado em (18/06/2021 - 16h41)

Foi aprovado em segunda discussão, na sessão ordinária da última segunda-feira (14), o projeto de lei nº 54/2021, de autoria do vereador César Ramos da Costa (PSD), o Cesinha, sobre a correta destinação do lixo produzido pelo comércio do ramo alimentício de Pirassununga.

De acordo com o texto, estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias deverão armazenar o lixo em sacos plásticos e acondicioná-los em locais específicos para a coleta, como lixeiras com tampa.

O projeto proíbe o depósito do material em calçadas, ruas e espaços públicos, devendo o comerciante instalar lixeiras em local próximo ao estabelecimento.

“Trata-se de um projeto importante que visa a melhorias na limpeza pública do município, fazendo com que os comerciantes da área gastronômica se adequem a essas condições de higiene. É um projeto que vai facilitar muito o trabalho dos coletores de lixo”, disse Cesinha. O texto segue agora para a sanção do Executivo.

Richard – Também de autoria do vereador, foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei nº 58/2021, que dá o nome de Richard Michael Rosa de Oliveira ao sistema de lazer localizado no Jardim Luiz de Castro Santos.

Nascido em 2003 com mielomeningocele e hidrocefalia, Richard travou uma longa batalha contra a doença precisando se submeter a 56 cirurgias. A família conta que ele foi uma criança muito esperta e sorridente, que gostava de jogar videogame e futebol. Aluno da Escola Estadual Prof.Dr.Renê Albers e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pirassununga, almejava ser um profissional bem-sucedido para cuidar da mãe, por quem tinha muito carinho.

“Para mim é motivo de muita alegria homenagear um amiguinho que se foi sob a vontade de Deus. Richard faleceu no dia 12 de fevereiro do ano passado e eu tinha prometido a ele que daria o seu nome para a praça do bairro onde ele morava”, disse Cesinha, que também revelou como conheceu o garoto em 2007.

“O Richard apareceu na minha vida de uma maneira muito inesperada no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Eu estava fantasiado de Papai Noel entregando presentes no Ferrarezzi, e ele veio me receber com um sorriso enorme. Os únicos presentes que sobraram no meu carro eram um caminhão de bombeiro e uma flauta. Ele recebeu esses dois brinquedos e uma lágrima escorreu do seu rosto. A partir daí, eu entrei na vida dele”, afirmou.

Indicações – Cesinha também fez indicações nesta semana pedindo à prefeitura que limpe uma praça da Rua Porto Rico, na Vila Esperança, e também as áreas localizadas sob as pontes da Avenida Painguás, que, segundo ele, têm restos de comida, roupas e colchões.

“A situação pode provocar a obstrução do córrego e causar alagamentos na região. São vários locais que estão sujos e eu espero que essa indicação seja atendida”, disse o vereador, que também defendeu a revitalização de uma área pública do Jardim São Valentim.

“Estive no bairro conversando com os moradores e a gente já está consultando a secretaria de Obras para ver se é possível construir uma área de lazer no local que seja atrativa para quem vive ali”, afirmou.