Vitor sugere implantação de técnica de combate à dengue

Publicado em (03/04/2024 - 13h17)

Com os casos de dengue em alta, o presidente da Câmara, Vitor Naressi (União Brasil), sugeriu em indicação ao Executivo na semana passada a implantação em Pirassununga de uma técnica de combate ao mosquito Aedes aegypti criada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já aplicada em outros municípios.

Trata-se de armadilhas que imitam um criadouro de mosquitos conhecidas como mosquitrap que, ao serem espalhadas pela cidade, permitem acompanhar a proliferação da doença.

No caso, é colocada água com um composto químico dentro de um recipiente para atrair o Aedes aegypti que, ao entrar para depositar os ovos, fica preso em um cartão adesivo. Agentes de saúde fazem a coleta do material, que é enviado ao laboratório para saber se os mosquitos têm o vírus da dengue e qual a variedade. Quando o resultado é positivo, a população da região é avisada e um mutirão de limpeza costuma ser feito.

“Recebi sugestões de vários munícipes para que a prefeitura faça um estudo sobre esse projeto já implantado na cidade de Santa Rosa do Viterbo”, registrou o vereador.