Prefeito Ademir Lindo tem mandato cassado por vereadores; vice é empossado

Publicado em (19/02/2020 - 16h34)

Por sete votos a três, os vereadores cassaram o mandato do prefeito Ademir Lindo durante sessão extraordinária, nesta terça-feira (18), por supostos atos incompatíveis com a dignidade e o decoro, conforme o inciso 10 do artigo 4º do Decreto-Lei 201/1967.

Para que o prefeito perdesse o mandato, era necessário quórum qualificado de dois terços do plenário, ou seja, sete votos.

Posicionaram-se favoráveis à cassação os vereadores Jeferson Couto, José Antonio Camargo de Castro, Luciana Batista, Paulo Rosa, Sidnei Aparecido Pires, Vitor Naressi e Wallace Ananias.

Já os vereadores Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho, Nelson Pagoti e Paulo Sérgio Soares da Silva foram contrários.

A sessão realizada no plenário da Câmara começou às 9h e se estendeu por mais de sete horas. Ademir Lindo não compareceu e foi representado por seu advogado, Edmilson Norberto Barbato.

Após a votação, o vice-prefeito Milton Dimas Tadeu Urban foi empossado e assumiu a função.

A sessão de ontem ocorreu após a Câmara ter acolhido, em novembro do ano passado, uma denúncia apresentada pelo vereador Edson Sidinei Vick que pedia a investigação do prefeito por infração político-administrativa.

Em razão disso, Vick ficou impedido de votar ontem e foi substituído por seu suplente, Sidnei Aparecido Pires.

A denúncia do vereador tinha como fundamento uma decisão judicial em 2ª instância, promovida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que remete a episódios de assédio sexual que o prefeito teria cometido contra quatro mulheres e uma criança na sede da prefeitura entre os anos de 2005 e 2010.

Foi formada na ocasião uma Comissão Processante que, após apurar a denúncia e ouvir testemunhas, concluiu em seu parecer final pela procedência da acusação.