Logotipo Câmara Municipal de Pirassununga
Menu Principal

Jeferson Couto participa de lançamento de projeto social voltado a moradias populares

Publicado em (13/11/2017 - 16h26)
Jeferson: Divulgação Jeferson: "Estamos trazendo agora essa ideia para Pirassununga

Recebido pelo vereador Jeferson Ricardo do Couto, o deputado estadual Marcos Zerbini esteve na sede da Igreja Católica Apostólica Carismática, em Pirassununga, no último dia 6 de novembro, para apresentar um projeto de moradias populares de sua autoria que, em mais de trinta anos de existência, já teria beneficiado cerca de 25 mil famílias da capital e do interior de São Paulo.

“Estamos trazendo agora essa ideia para Pirassununga”, afirmou Jeferson. Na reunião feita na semana passada, o deputado explicou ao público presente que o projeto em questão parte do princípio de que cada pessoa pode adquirir o seu terreno depois de um processo coletivo.

Esse processo, de acordo com ele, teria início a partir da organização do grupo para a compra de uma determinada área e a discussão do projeto como um todo, levando em conta não só a obtenção de um lote para cada família, mas também a garantia de áreas coletivas para a implantação de áreas de lazer e de preservação do meio ambiente.

Ao adquirir a área, são verificados, por exemplo, quantos lotes cabem nela. A negociação do espaço ficaria a cargo de uma comissão eleita pelos participantes do projeto, responsáveis por cuidar de assuntos específicos da área adquirida, sendo seus integrantes pessoas do próprio local que se dispõem a trabalhar voluntariamente.

Além disso, cada área em construção tem um mestre de obras para orientar as pessoas, bem como fiscalizar se o andamento das obras está de acordo com o projeto, garantindo dessa forma a segurança das construções e a aprovação final. Todo mês, uma reunião é feita com o objetivo de encontrar soluções para eventuais problemas ou questões de âmbito geral da área.

“Esse projeto, disponível a toda população de Pirassununga, é um movimento popular que reúne pessoas cujo sonho é ter um dia sua casa própria, mas que não têm condições hoje de adquirir um terreno direto com o loteador”, explicou Jeferson. Uma segunda reunião referente ao projeto está marcada para ocorrer no próximo dia 2 de dezembro, às 9h, no mesmo local.

Autoria: Imprensa/Câmara