Secretário de Educação vai a Câmara falar sobre situação das professoras da Apae

Publicado em (20/02/2017 - 14h49)
Imprensa/ Câmara "Manutenção de professores da rede regular de ensino na Apae não se justifica", diz secretário

Atendendo ao pedido dos vereadores Edson Sidinei Vick (PROS), Luciana Batista (PROS), Paulo Eduardo Caetano Rosa (PSD) e Wallace Ananias de Freitas Bruno (PPS), a Câmara Municipal de Pirassununga recebeu, na noite de terça-feira (14), o secretário de Educação, Orlando Bastos Bonfim, para falar sobre a situação das professoras do município que prestam serviços à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Assim que assumiu a pasta da Educação, no começo de janeiro, Bonfim disse ter sido procurado pelo presidente da Apae de Pirassununga, Moacyr Fonseca Junior, para tratar do caso. Munido de uma planilha com o custo dessas professoras, Fonseca teria defendido, segundo o secretário, que sairia mais barato para o município o repasse de recursos para a contratação das profissionais.

"Isso porque, hoje, o professor da rede municipal de ensino é um professor relativamente caro para o município em comparação àqueles contratados pela rede privada", disse o secretário. Segundo ele, o presidente da Apae teria afirmado ainda que apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas indicavam que a situação das professoras estava irregular.

"A manutenção de professores da rede regular de ensino na Apae não se justifica", falou o secretário. "Embora o serviço prestado pela associação seja relevante, ela não é uma entidade pública, e sim particular. Não posso, mediante convênio, assistir aquele aluno. Somente por subvenção social".

Sessão - Após a reunião com o secretário, os vereadores aprovaram em regime de urgência, durante sessão ordinária, seis projetos de lei do Executivo, entre eles o que firma convênio com a Apae, no valor de R$ 84 mil, para o desenvolvimento do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

Também passaram os projetos que celebram convênio com o Centro Pirassununguense de Assistência à Infância (CPAI), a Associação Alda Miranda Matheus (AMMA) e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga, para a realização de cirurgias eletivas.

Já os projetos de lei nº18 e 19/2017 concedem subvenção, respectivamente, à União Municipal Espírita de Pirassununga - Lar André Luiz e ao Lar das Crianças do Menino Deus.