Projeto de lei que regulamenta doação de animais no município é aprovado em segunda discussão

Publicado em (14/06/2019 - 16h07)
Texto de autoria do vereador Zé Castro foi votado nesta semana durante sessão ordinária Imprensa/Câmara Texto de autoria do vereador Zé Castro foi votado nesta semana durante sessão ordinária

Foi aprovado nesta semana em segunda discussão, durante sessão ordinária, o projeto de lei nº 23/2019, de autoria do vereador José Antônio Camargo de Castro (PSDB), o Zé Castro, que regulamenta o processo de doação de cães e gatos em feiras e estabelecimentos comerciais de Pirassununga.

Pelo texto, as doações passam a ser regidas por contrato específico, que deve trazer informações do animal, do adotante e do doador, bem como as responsabilidades e penalidades em caso de descumprimento.

Antes da assinatura do documento, quem adotar deverá ser informado sobre os vários aspectos que envolvem os animais, tais como porte, expectativa de vida e necessidades nutricionais.

Segundo Zé Castro, o crescente número de cães e gatos abandonados na cidade exige do poder público medidas de controle, prevenção e promoção da saúde e bem-estar animal.

“Os dados são alarmantes no nosso município. Enquanto o Projeto Patinhas Pirassununga castrou, só nos últimos seis meses, 190 gatos, 133 deles encontrados nas ruas, o Repap (Rede de Proteção aos Animais de Pirassununga) castrou, vermifugou e vacinou, no mesmo período, 117 animais, dos quais 67 gatos e 50 cães”, disse o vereador.

“Por isso, é imprescindível que a adoção responsável se dê em todos os pontos da adoção, sendo a única forma de deter o contínuo aumento da população de animais abandonados em nosso município”, afirmou Zé Castro.