A Câmara de Pirassununga realizou nesta segunda-feira (12) uma solenidade para reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública do município. A cerimônia marcou a entrega do diploma “Profissional da Saúde”, instituído pelo decreto legislativo nº 378/2023.
Criado para homenagear médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o ato solene deste ano destacou o trabalho do enfermeiro Lucas Diego Ramos, indicado pela Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga; da auxiliar de enfermagem Maria Inez Carmo Dias Lopes, escolhida pela secretaria municipal de Saúde; e da médica pediatra Maria Valéria Palavéri, indicada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Wallace Bruno, e contou com a presença de autoridades locais e representantes de diversas instituições, como a secretária municipal de Saúde, Solange Aparecida Martins; o presidente da Apae de Pirassununga, Moacyr Fonseca Júnior; o vice-provedor da Santa Casa, Silvio César Lansoni; o major Nelson Cruz Junior, da Academia da Força Aérea (AFA); e a 2ª tenente Mackenna de Campos, representando o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Em nome da Câmara, a vereadora Mirelle Bueno fez um discurso ressaltando a dimensão humana da profissão. “A saúde não é apenas uma profissão — é uma missão. Um chamado que exige não só conhecimento técnico, mas, sobretudo, empatia, coragem e um compromisso inabalável com o bem-estar do outro. Esses profissionais não tratam apenas doenças — eles cuidam de pessoas.”
A secretária de Saúde, Solange Martins, parabenizou os homenageados pela dedicação. “Bem merecido e que continuem representando sempre cada um na sua classe com maior mérito possível.”
O presidente da Apae, Moacyr Fonseca, também destacou o valor do trabalho desempenhado pelos profissionais: “Quero cumprimentar a todos pela dedicação ao serviço em favor da saúde. Nós sabemos que saúde não tem preço, mas a medicina tem um custo, e isso nós vivemos diariamente.”
Silvio César Lansoni, da Santa Casa, reforçou os desafios enfrentados por quem atua na área: “É uma profissão extremamente difícil. Só quem trabalha na área sabe o quanto é dificultoso o trabalho em saúde.”
Por fim, o presidente da Câmara, Wallace Bruno, enfatizou os esforços do Legislativo para apoiar a saúde pública, destacando a atuação dos vereadores na busca por recursos: “A gente tem visto aqui a luta de cada vereador em buscar recursos com deputados na tentativa de amenizar a situação da saúde, que sabemos ser crítica em todo o país.”
Mais fotos, aqui.
Autoria: Imprensa/Câmara