Anteprojeto de lei que propõe descarte correto de medicamento é apresentado por vereador

Publicado em (02/08/2019 - 16h52)
Segundo Wallace, medida trará benefícios ao meio ambiente e à economia local Imprensa/Câmara Segundo Wallace, medida trará benefícios ao meio ambiente e à economia local

O vereador Wallace Ananias de Freitas Bruno apresentou nesta semana um anteprojeto de lei ao Executivo propondo a adoção no município da coleta de cartelas vazias de medicamentos, bem como de remédios não utilizados ou com prazo de validade vencido.

Pelo texto, o material deverá ser descartado pelo usuário em recipientes depositados em farmácias das redes pública e privada e nos postos de saúde e hospitais de Pirassununga. Os estabelecimentos terão até 90 dias para se adequarem às novas regras.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são descartados anualmente pelos consumidores entre 10 mil e 28 mil toneladas de medicamentos.

“E jogá-los no lixo comum ou no esgoto é um risco não só para o meio ambiente, mas também para a saúde pública”, justificou o vereador.

Segundo Wallace, como as cartelas de medicamentos são em sua maioria confeccionadas em alumínio, a reciclagem pode trazer benefícios tanto ao meio ambiente quanto à economia local.

“Ao meio ambiente porque contribuirá para uma cidade mais limpa e à economia local porque podem ser firmadas inúmeras parcerias entre farmácias, entidades assistenciais de apoio e cooperativas de reciclagem”, disse o vereador, destacando ainda que a iniciativa se mostrou eficaz em outros municípios paulistas, como Araçatuba, onde, segundo ele, as cartelas vazias doadas pela população se transformam em cadeiras de rodas.