Falta de vaga em creches é tema de reunião na Câmara

Publicado em (04/10/2019 - 16h52)
Encontro foi solicitado pelos vereadores Edson Sidinei Vick, Luciana Batista e Wallace Ananias Imprensa/Câmara Encontro foi solicitado pelos vereadores Edson Sidinei Vick, Luciana Batista e Wallace Ananias

A ausência de vagas em creches municipais de Pirassununga foi assunto de uma reunião na Câmara na noite desta quarta-feira (2).

O encontro foi solicitado, através do requerimento nº 645, pelos vereadores Edson Sidinei Vick, Luciana Batista e Wallace Ananias.

Eles foram procurados pelo Grupo de Mães Maria Sem Creche, presente na reunião e representado por uma delas, Joziane Micheli Pires.

Participaram também o presidente da Câmara, Jeferson Couto, os secretários municipais Maria Priscila Sampaio de Souza (Direitos Humanos) e Hamilton Alberto de Oliveira (Educação), o vereador Vitor Naressi e representantes do Conselho Tutelar.

“Estamos reivindicando o direito dos nossos filhos de terem uma vaga na creche. Queremos ir trabalhar e ter certeza de que eles vão ser bem cuidados”, disse Joziane.

O secretário da Educação, Hamilton de Oliveira, disse que a demanda por vagas neste momento é muito alta e que a prefeitura só conseguirá atender a reivindicação das mães em 2020.

“Se a sala tem um profissional com seis crianças, eu não posso colocar dez crianças com esse profissional. Temos um limite, a demanda é muito grande, e infelizmente a prefeitura não acompanhou essa demanda”, falou.

Segundo o secretário, a previsão é que sejam disponibilizadas, para o próximo ano, cerca de 240 matrículas.

O número, porém, seria insuficiente, de acordo com uma das representantes do Conselho Tutelar.

“Em 2018, encaminhamos um ofício para a Educação pedindo o número de crianças que estavam fora da creche. Eram 267. Neste ano, fizemos isso novamente, só que agora o número é bem maior. São 410 crianças”, revelou.

Representante do Mães Maria Sem Creche, Joziani disse que o grupo não tem condições de esperar mais tempo.

“E, infelizmente, o prefeito não está aqui hoje para ouvir tudo o que foi colocado. No dia de pedir voto na porta das nossas casas, ele deu a cara a tapa e hoje ele correu”, disse.

O presidente da Casa, Jeferson Couto, reforçou o posicionamento do Legislativo na questão. “O Legislativo de Pirassununga não comunga com o prefeito quando falta vaga em creche. Não comunga com o prefeito quando faltam as coisas. Nós estamos à disposição de vocês. É a primeira de muitas reuniões que podemos fazer”, afirmou.