Falta de professores substitutos compromete ensino na rede municipal, diz Paulo Rosa

Publicado em (28/06/2019 - 15h21)
Vereador voltou a cobrar abertura de processo seletivo para contratação de profissionais    Imprensa/Câmara Vereador voltou a cobrar abertura de processo seletivo para contratação de profissionais

O vereador Paulo Rosa (PSD) voltou a alertar o Executivo nesta semana, durante sessão ordinária, para algumas dificuldades encontradas hoje por alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino.

De acordo com o vereador, a falta de professores substitutos nas unidades desde o início do ano letivo tem atrapalhado o andamento das atividades escolares. Ele classificou a situação de “desleixo” e defendeu prioridades na aplicação de recursos.

“Muitas vezes, o professor, diante de algum imprevisto, avisa em cima da hora que não vai poder dar aula, e a rede municipal não tem professores substitutos suficientes para encaminhar”, disse.

O efeito disso, segundo o vereador, são salas de aula superlotadas, que precisam receber os alunos sem professor.

“É um absurdo, porque primeiro vai fugir do número padrão de alunos que a gente pode ter [por sala]. Segundo, há uma descontinuidade muitas vezes do ensino, e o terceiro ponto é que acaba sendo algo muito prejudicial para o próprio professor, que tem que absorver um número maior de alunos dentro da sala de aula”, afirmou.

Paulo Rosa cobrou a abertura de um processo seletivo o quanto antes para a contratação dos profissionais. “[O processo seletivo] está emperrado há não sei quanto tempo e ninguém toma providência ali dentro da prefeitura”, falou.

Segundo ele, o problema não se restringe à sala de aula. “Além disso, não tem merendeira suficiente, não tem ajudante de serviços gerais suficiente, não tem escriturário suficiente. As gestoras estão tendo que fazer o trabalho de todos eles”, contou.

O vereador disse esperar uma mudança nesse cenário em agosto, quando os alunos retornam do período de recesso escolar. “Tomara que o retorno seja mais satisfatório e a gente tenha um ensino de melhor qualidade”, afirmou.