Projeto de lei que institui Julho Verde na cidade é aprovado em segunda discussão

Publicado em (05/08/2021 - 12h14)

Foi aprovado em segunda discussão, na sessão ordinária desta semana, o projeto de lei nº 74/2021, de autoria da presidente da Casa, vereadora Luciana Batista (Republicanos), a Luciana do Léssio, que institui em Pirassununga o Julho Verde, com campanhas de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.

“Trata-se de uma campanha que visa informar sobre esse tipo de câncer, falando de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, além da disseminação de informações sobre os riscos, danos, fatores de risco, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes”, explicou a vereadora, na justificativa do projeto.

Câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em geral esses tumores são mais frequentes em homens na faixa dos 60 anos de idade e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina. Eles estão muitas vezes relacionados ao tabagismo, ao consumo de bebidas alcoólicas e a infecções pelo papilomavírus humano  (HPV).

A presidente da Câmara apresentou o projeto após seu namorado, Diogo Lucas, ter recebido o diagnóstico de um câncer na região do pescoço em maio deste ano. “O Diogo passou por dois otorrinolaringologistas da cidade que não viram que era um câncer. Quando foi para Jaú, era um câncer maligno. Por isso é muito importante o município fazer uma campanha de conscientização para que as pessoas possam identificar a doença a tempo”, disse.

Aniversário – Durante a sessão desta semana, a vereadora subiu à tribuna para ler um discurso em homenagem aos 198 anos de Pirassununga, que serão comemorados na próxima sexta-feira (6). “Para mim, é uma honra servir Pirassununga, cidade onde nasci, cresci, e onde quero ver nosso povo prosperar”, afirmou Luciana.