Área Azul do município é tema de reunião na Câmara

Publicado em (16/08/2017 - 10h30)
Reunião ocorreu na noite desta segunda-feira (14) Imprensa/Câmara Reunião ocorreu na noite desta segunda-feira (14)

Em atenção ao requerimento nº 441/2017, de autoria do presidente da Casa, vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho (PSDB), a Câmara Municipal de Pirassununga realizou, na noite desta segunda-feira (14), reunião com autoridades e representantes do comércio local para discutir assuntos relacionados ao contrato público nº 039/2015, firmado entre a prefeitura e a empresa Rizzo que tem como objeto a administração dos serviços da Área Azul do município.

Além do vereador Leo, que presidiu o encontro, compuseram a mesa o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Tannús, representando o prefeito Ademir Lindo, o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Pirassununga, capitão Neymar Pereira dos Santos, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pirassununga (ACIP), Hugo Rolando Arana Pessoa, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Pirassununga, Paulo João de Oliveira Alonso.

Os vereadores Edson Sidinei Vick (PROS), José Antonio Camargo de Castro (PSDB), Luciana Batista, Paulo Sergio Soares da Silva (DEM) e Wallace Ananias de Freitas Bruno (PPS) também participaram da reunião.

Aprovado no início deste mês, o requerimento nº 441/2017 traz uma série de questionamentos em relação ao sistema rotativo do município, motivados em sua maioria por reclamações que chegaram à Câmara. No documento, são sugeridas alterações em alguns pontos do sistema, como a redução do cinturão, a possibilidade de regularização da multa mediante pagamento posterior, a inclusão de áreas para idosos a partir de 75 anos, o fracionamento de uso do serviço pelo tempo de 15 minutos e a administração da Área Azul por entidades sem fins lucrativos do município.

Ao discursarem, os presidentes da Acip e do Sincomercio afirmaram que a Área Azul é “um mal necessário”. “Em todos os municípios importantes, de bastante movimento no comércio, tem Área Azul. O mais importante é que tem que haver uma reformulação”, disse Rolando.

Ao ser informado pelo vereador Vick, porém, de que a duração do contrato firmado em 2014 pelo Executivo e a Rinno é de dez anos e de que não há menção nele do termo renovação durante esse período, o presidente da Acip ponderou: “É uma questão que a gente precisa estudar, conhecer melhor, porque será que podemos fazer alguma coisa em relação a isso?”

O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Tannús, disse que vai levar ao prefeito e à empresa Rizzo as sugestões apresentadas pelos vereadores. “Vamos discutir o que é possível ser feito para tentar melhorar o serviço da Área Azul”, falou.

Ao encerrar a reunião, o presidente da Casa, vereador Leo, agradeceu a presença de todos que compareceram à Câmara. “Conseguimos absorver bastante dados e informações que serão transformados num documento para disponibilização dos órgãos e entidades que aqui estiveram presentes e também do senhor prefeito municipal para que veja a possibilidade de fazer as devidas modificações.”