Substitutivo a projeto que regulamenta realização de rodeios em Pirassununga está na ordem do dia da próxima sessão

Publicado em (19/04/2018 - 16h43)
Leo: Imprensa/Câmara Leo: "Pirassununga tem que ser reconhecida como a capital da tradição sertaneja"

O substitutivo ao projeto de lei nº 68/2018, de autoria do presidente da Câmara, vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho, o Leo, que dispõe sobre a realização de rodeios em Pirassununga, deve ser votado em primeira discussão na sessão ordinária da próxima terça-feira (24).

O texto, que chegou a ser incluído na ordem do dia da última sessão mas foi retirado por falta de parecer, tem como objetivo regularizar as atividades desenvolvidas com animais no município, “visando conferir aos rodeios o espetáculo necessário, sem perder de vista o cuidado com os animais”, conforme justificativa apresentada ao projeto.

Durante a última sessão ordinária, que foi acompanhada por diversas pessoas interessadas no assunto, o vereador se posicionou sobre a necessidade de aprovação da matéria. “De uns anos para cá, tivemos a interrupção dos rodeios em Pirassununga e em outras cidades, o que acabou se revelando válido não só por permitir a regulamentação da atividade no Estado de São Paulo, mas também no País inteiro”, disse Leo.

Segundo ele, um dos pontos positivos da regulamentação diz respeito aos apetrechos técnicos usados nas montarias, que não poderão causar injúrias ou ferimentos aos animais. “Temos perfeitamente condições de fazer com que o rodeio aconteça sem ferir e maltratar os animais. Pirassununga tem que ser reconhecida como a capital da tradição sertaneja e, para isso, precisamos fomentar a cultura e o turismo da nossa cidade preservando o animal”, afirmou Leo, que foi o autor, na Câmara, do projeto de lei que incluiu o Bem-Estar Animal à Comissão Permanente da Agricultura e Meio Ambiente.